1975 ano de mudanças na linha Ford Maverick
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Apesar das grandes mudanças na linha Ford Maverick serem basicamente divididas entre primeira fase (1973-1976) e segunda fase (1977-1979) , vale lembrar aqui, que ainda dentro da primeira fase do Ford Maverick algumas mudanças foram feitas.
Quando o Ford Maverick, foi lançado aqui no Brasil, foi apresentado em três versões, Super, Super Luxo e GT, onde as duas primeiras versões vinham equipados de linha com o motor de seis cilindros derivado da linha Willys, porém com algumas melhorias disponíveis nas versões de duas e quatro portas. Mas de maneira opcional esses mesmos dois modelos podiam vir equipados com o motor 302-V8, sendo que o Ford Maverick GT na primeira fase estava disponível somente com o motor 302-V8 e carroceria de duas portas.
Um outro fato que deve ser mencionado aqui também, é que o único modelo da primeira fase que tinha a opção de câmbio automático e teto revestido em vinil era o Super Luxo.
Excessão para a série especial de 1976 série ouro e série prata onde os modelos Super nas versões de duas e quatro eram equipados com ítens do modelo Super Luxo, incluindo o teto de vinil.
Excessão para a série especial de 1976 série ouro e série prata onde os modelos Super nas versões de duas e quatro eram equipados com ítens do modelo Super Luxo, incluindo o teto de vinil.
Porém, o lançamento do Ford Maverick com o motor de seis cilindros, aconteceu, pela necessidade que a Ford do Brasil estava passando naquela ocasião, pois havia um espaço intermediário em que ela não estava atuando.
Entre o Ford Corcel e a linha Galaxie não havia nenhum carro que ocupasse esta posição. Perdendo assim esse espaço para os seus concorrentes.
Dentro da própria Ford do Brasil havia divergências, pois algumas pessoas defendiam que se o Ford Maverick fosse lançado com o motor de seis cilindros, a rede de concessionárias já estaria altamente capacitada técnicamente para atender esses veículos.
Porém outras pessoas falavam que não seria nada interessante lançar um novo carro no mercado brasileiro, tendo a sua imagem vinculada com um carro que já estava obsoleto no mercado.
Porém outras pessoas falavam que não seria nada interessante lançar um novo carro no mercado brasileiro, tendo a sua imagem vinculada com um carro que já estava obsoleto no mercado.
Teorias e concepções diferentes à parte o fato é que a Ford do Brasil, não podia mais esperar, pois a sua nova fábrica de motores ainda não estava pronta e o espaço do carro intermediário precisava ser ocupado.
Infelizmente o motor de seis cilindros não agradou os consumidores e de uma certa forma acabou estragando a reputação do Ford Maverick.
Ainda em 1974 a Ford do Brasil inaugura em Taubaté no dia 2 de Julho a sua nova fábrica de motores e a nova fundição, com a presença do governador Laudo Natel.
No dia 30 de Outubro de 1974 é anunciado o lançamento da linha Ford Maverick 1975 com suspensão dianteira recalibrada, caixa de 4 velocidades e alavanca no assoalho especialmente projetada para o carro e sistema de direção com esferas recirculantes. novo batente para o diferencial, além do novo motor de 4 cilindro OHC, 2.300 cm³ e 99 cv.
Esta nova fase também foi marcada pelos novos assentos individuais, acabamento interno e padrões de cores e tecidos.
E o lançamento oficial do Ford Maverick de quatro cilindros aconteceu no dia 15 de junho de 1975.
No dia 13 de Agosto de 1975 foi produzido o 1.500.000º veículo Ford brasileiro um Ford Maverick 4 cilindros, na linha de montagem de São Bernardo do Campo.
Em 1975, a Ford do Brasil investiu e investiu pesado na tentativa de mudar a má impressão que os carros dos dois primeiros anos deixaram.
Nesse ano foi promovido o Torneio Sul Americano, que também ficou conhecido como o Torneio Ford Maverick 4 Cilindros, que teve a participação de grandes nomes do automobilismo na época tendo como grande vencedor José Carlos Pace.
Em parceria com a editora Abril Cultural, a Ford do Brasil, também promoveu o Grande Prêmio Enciclopédia do Automóvel , onde sete Ford Mavericks foram sorteados em todo o território nacional.
Nas próximas postagens vou falar mais sobre o Torneio Ford Maverick 4 Cilindros e também sobre o Grande Prêmio Enciclopédia do Automóvel.
Vou mostrar aqui nesta postagem, algumas modificações estéticas feitas na então nova linha Ford maverick para 1975.
As maiores modificações estéticas ocorreram nos modelos Super e Super luxo, que à partir de 1975 até o ano de 1976 apresentavam algumas faces das calotas, pintadas na cor do carro e também os assentos com novo formato e nova padronagem.
Foi neste ano também, que foi lançada uma das versões mais raras da linha Ford Maverick brasileira a "saia e blusa" .
Nessa versão, sete cores estavam disponíveis para as largas faixas laterais e também para a pintura do painel traseira e do painel dianteiro inferior todas elas contrastando sempre com o Branco Nevasca.
As sete cores que estavam disponíveis em combinação com o Branco Nevasca eram, Vermelho Cadmium, Azul Colonial, Verde Itanhangá, Marrom Conhaque, Azul Portela Metálico,Ouro Antigo Metálico e Marrom Castor Metálico.
Como eu falei essa é uma das versões mais raras da linha Ford Maverick brasileira, atualmente eu tenho conhecimento de somente dois exemplares deste modelo um de duas portas e um de quatro portas.
Não se sabe oficialmente quantas unidades deste modelo foram feitas e até onde eu sei não existe nenhuma especificação de plaqueta que identifique um Ford Maverick Super Luxo "saia e blusa" .
Alguns anos atrás este exemplar que é um dos que eu tenho conhecimento estava à venda na internet por um preço muito convidativo em virtude da sua originalidade e também por se tratar de um raro exemplar.
Assim como no modelo Super Luxo no Ford Maverick Super as calotas também tiveram as suas calotas pintadas.
Os filetes da calota central do modelo Super que do ano de 1973 até 1974 eram pintados em preto, agora eram pintados na cor do carro.
Novos assentos também estavam disponíveis para o Ford Maverick Super, com novo formato, tendo as suas laterais revestidas em curvim e a parte central em tecido.
Porém, existem alguns exemplares onde os bancos são totalmente revestido em curvim.
Os novos assentos também estavam disponíveis para o Ford Maverick Super luxo, sendo que as laterais também eram revestidas em curvim, porém os encostos eram revestidos com um tecido de cor clara, sendo aplicado também este mesmo acabamento no retângulo superior dos forros de porta, que acabou perdendo o pequeno brasão circular.
Com relação a esse novos assentos que também estavam disponíveis para o Ford Maverick Super Luxo, é necessário lembrar que estava disponível este mesmo banco, com laterais em curvim e com os assentos centrais cobertos na mesma padronagem do modelo Super Luxo dos dois anos anteriores.
Eu já tive a oportunidade de ver um Ford Maverick Super Luxo original e de único dono com os assentos em novo formato e padronagem central como os assentos da foto acima.
Os assentos do Ford Maverick GT foram mantidos no mesmo formato dos anos anteriores, porém além das laterais revestidas em courvim as partes centrais receberam um novo acabamento com tecido trabalhado também de cor clara chamado de acabamento "Dixie" .Foi promovida pela Ford do Brasil em parceria com a Editora Abril Cultural, onde foram sorteados sete Ford Maverick.
Sendo três modelos GT e quatro modelos Super Luxo, já no ano de 1975.
Com o lançamento do motor de quatro cilindros a Ford do Brasil criou uma categoria automobilística para divulgar o novo produto.
Era o Torneio dos Campeões e o Campeonato Sul-Americano, que ficou mais conhecido como o Festival Maverick 4 cilindros.
Sobre a pintura 'saia e blusa', não chegou a ser uma série especial...
ResponderExcluirNuma propaganda de 75, de lançamento do 4cil, tem falando que há novas opções de pintura:
- com filetes finos percorrendo a lateral;
- e a pintura saia e blusa;
Prezado Vítor!
ResponderExcluirConcordo com o seu ponto de vista em relação aos Ford Maverick Super Luxo, pintados na configuração "saia e blusa", porém, mesmo sendo anúnciados em propagandas da época esse modelo não deixa de ser uma versão especial pela pequena quantidade de exemplares que ganharam as ruas.
Infelizmente o número preciso de exemplares que ganharam esta configuração é uma incógnita,hoje oficialmente temos notícia de apenas dois exemplares originais.
Provavelmente ainda hoje exista algum exemplar pelas ruas porém totalmente descaracterizado.
Quanto ao saia e blusa existe registros de ter sido feito 8 cilindros ???
ExcluirAté onde se sabe todos eram quatro cilindros, mas acredito que tenham saído alguns V8 sim.
ExcluirSó uma perguntinha. Onde foram parar esses Mavecos de corrida da foto?
ResponderExcluirReza a lenda, que depois do encerramento deste torneio estes Mavericks, foram leiloados entre os revendedores Ford.
ResponderExcluirE segundo algumas informações que recebi vieram parar em uma antiga concessionária Ford do Rio Grande do Sul.
Boa tarde,tenho um Ford maverick fabricado em dezembro de1976 modelo 77 na plaqueta ele tem os acabamento do super luxo mas é super no documento lb5ast será que ele é uma série especial.
ResponderExcluirAlguem sabe me explicar se foi fabricado Maverick LB5E GT 4cc no ano de 1975 primeira fase ou só segunda fase.
ResponderExcluirBoa noite Elsi, já li bastante sobre isto, GT 4cc só de 77 À 79 na segunda fase, saiam de fábrica com o número 4 aplicado el logotipia pintada de vermelho na lateral.
Excluirnão existe gt4 desse ano
ExcluirBoa noite Elsi, já li bastante sobre isto, GT 4cc só de 77 À 79 na segunda fase, saiam de fábrica com o número 4 aplicado el logotipia pintada de vermelho na lateral. Foram fabricados em torno de 1.500 exemplares, sõa raros, devam existir em trono de 500 até hoje.
ResponderExcluirAdquiri um Maverick GT4, faz uns 2 meses, muito original, cor prata Régio, ano 78! Por um preço muito bom! Estava pensando em colocar um V8, mas considerando o estado dele que é muito bom e a condição de se encontrar pouquíssimas unidades, acho que vou manter ele assim mesmo!
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