A DIFÍCIL ARTE DE RESGATAR A HISTÓRIA
_________________________________________________________________________________
Prezados amigos e visitantes do blog do Ford Maverick!
Alguns anos atrás, quando eu dei início a uma pesquisa em busca de conhecimentos sobre a linha Ford Maverick, jamais pensei que hoje eu estaria aqui escrevendo para vocês.
Tudo isso aconteceu mais precisamente no ano de 1998 se eu não me engano, na biblioteca municipal da cidade de São Leopoldo/RS, onde eu resido até os dias de hoje.
Naquela ocasião, existia nessa biblioteca um acervo, com todos os exemplares da revista 4 Rodas desde a primeira até os exemplares daquele ano em que eu dei início à pesquisa.
Após alguns dias analisando as revistas e xerocando as mesmas, comecei em um velho caderno a redigir a história do Ford Maverick. E até hoje eu ainda tenho esse material comigo.
Gostei muito de ler aquelas antigas revistas, pois além de descrever cada modelo e suas características, ainda traziam informações muito importantes e também de muito valor, para a compreensão da história.
Os anos se passaram o acesso a internet se tornou mais fácil e a comunicação entre as pessoas com um mesmo gosto em comum se tornou inevitável.
Eu sempre acompanhei diversos sites sobre o Ford Maverick durante anos e anos, até que eu notei que esses mesmos sites estavam disponibilizando praticamente os mesmos materiais.
Claro que eu não estou aqui para fazer crítica aos trabalhos de outras pessoas que assim como eu são verdadeiros apaixonados pelo Ford Maverick, até porque nenhuma pessoa é melhor do que a outra e ninguém é o dono da verdade, sendo que estes mesmos sites que eu visito ao longo dos anos também são ricos em informações.
Mas por conta própria eu comecei a ir em busca de materiais até então inéditos, pelo menos para mim.
E é no blog do Ford Maverick, que eu quero mostrar a todos vocês alguns desses materiais que eu acabei conseguindo ao longo do tempo e para isso eu contarei como foi que eu encontrei esses materiais ou como foi que eles chegaram até mim.
Primeiro vamos começar pelas fotos de concessionária, afinal de contas durante alguns anos o Ford Maverick foi carro do ano, então um dia eles também estiveram expostos nas concessionárias.
Em busca dessas fotos eu fiquei durante alguns dias em frente ao computador enviando e-mail para todas as concessionárias Ford do território brasileiro.
E por incrível que pareça duas ou três concessionárias retornaram meus
e-mails e somente uma me enviou fotos.
Essa foto foi enviada por Clóvis Klinger proprietário da concessionária Ford do Brasil Klinger S.A. da cidade de Rio Grande/RS, na época essa concessionária se chamava Satte Alan Klinger S.A.
Nessa ocasião este Ford Maverick Super estava sendo entregue pelo proprietário da Satte Alan Klinger S.A. na presença do representante da Editora Abril Cultural da região naquela ocasião.
Nas mãos do representante da Editora Abril Cultural estava uma edição da revista 4 Rodas que trazia um teste com o Ford Maverick.
Essas três primeiras fotos foram enviadas pelo senhor Clóvis Klinger, o carro mostrado nesta foto merece ser comentado pelo seguinte motivo.
Esse Ford Maverick Super é do ano de 1975 ou 1976, porém acredito eu que este carro exposto era um carro usado ou que ficou na concessionária de um ano para outro.
Falo isso porque este carro está com os batentes de borracha no pára-choques dianteiro, sendo que este ítem estava disponível à partir do ano de 1977.
Essa foto, pertence ao meu acervo pessoal e mostra dois Ford Maverick no saguão da extinta concessionária Ford do Brasil Henemmann S.A. da cidade de São Leopoldo/RS no ano de 1975.
A segunda e terceira foto também são da concessionária Ford Hennemann S.A. e mostram as instalações da oficina da concessionária e também a revenda de carros usados da concessionária.
As fotos da concessionária Ford Hennemann S.A., foram extraída do acervo do jornal da cidade de São Leopoldo/RS.
Com o passar do tempo e sempre na contínua busca por materiais inéditos acabei conhecendo novas pessoas e também fazendo novos contatos, e foi à partir daí que eu acabei recebendo mais algumas fotos do Ford Maverick expostos em concessionárias.
Distribuidor Ford Mário de Boni - Caxias do Sul/RS
Distribuidor Ford Auto Santa Lúcia.
Distribuidor Ford Irmãos Michelan Ltda - Bento Gonçalves/RS.
Distribuidor Ford Mário de Boni - Caxias do Sul/RS.
Distribuidor Ford Irmãos Michelan Ltda - Bento Gonçalves/RS
Essas cinco últimas fotos foram enviadas pelo amigo e colaborador Heitor Navarro Zonta.
Essas fotos são do lançamento do Ford Maverick na concessionária Ford Auto Garibaldi , da cidade de Garibaldi/RS e foram enviadas pelo amigo e colaborador Silvio Postingher.
Bom meus amigos! Até aí tudo bem, na medida do possível as fotos de concessionária estão chegando e os nossos colaboradores na medida do possível enviam novas fotos.
Porém, como nós sabemos o Ford Maverick era produzido na fábrica de São Bernardo do Campo/SP e sendo assim como todos os outros carros precisava ser distribuído por todo o território nacional.
Após mais algumas semanas de pesquisa recebi essa foto enviada por Alexandre Santos, da empresa Brazul Transporte e Logística.
Mas mesmo assim os amigos ainda devem pensar como era a linha de produção do Ford Maverick.
Realmente esse tipo de imagem é muito difícil de se encontrar ainda mais por se tratar de fotos internas das fábricas.
Porém com um pouquinho de sorte e persistência tudo o que a gente procura é encontrado.
Afinal de contas, "Quem procura acha" e "Quem não procura também acha".
Nessas duas últimas fotos, nós podemos as instalações da linha de montagem do Ford Maverick em São Bernardo do Campo/SP e na outra os carros já no processo de finalização.
Essas duas fotos são do acervo pessoal de Artur Santieiro.
Blog do Ford Maverick
____________________________________________________________
Por favor deixe o seu comentário!
A sua opnião é muito importante para nós.
Atenciosamente: Administradores do blog do Ford Maverick
Ao deixar o seu comentário por favor informe o seu e-mail
Excelente blog!
ResponderExcluirOutro dia tinha visto, mas esse último post foi muito legal!
Sobre o batente de borracha, meu primo tinha um Maverick Super '76 fase I, bastante original, e tb tinha batente de borracha... tb tenho essa dúvida sobre quando o batente saiu...
Srs. quero comprimenta-los pelo blog realmente sensacional.
ResponderExcluirLer as matérias e relatos foi estimulante e de grande aprendizado alem de ser um deleite aos olhos tantas belas imagens de um tempo ao qual não fiz parte devido a minha idade, mas que me desperta grande interesse, curiosidade e paixão por este carro que marcou época e ainda hoje desperta o desejo e sonho em muitos um verdadeiro mito.
Parabéns e continuem com o ótimo trabalho
ATT
Bruno Antunes.
Araxá – MG
br_antunes_s@yahoo.com.br
Eu tinha nos meus arquivos varios sites de maverick, so que meu filho fornatou o e perdir meus contatos, agora estou depois de quase 05 anos no final da restauração do meu maveco 75/76 super, mas tenho duvidas de quais as partes internas ( Maveco vermelho ) são pretas, tem alguma foto ou segestão.
ResponderExcluirgrato Eugenio
ecpchaves@gmail.com
pow muito maneiro """o carro dos meus sonhos """ gostei muito
ResponderExcluirBoa noite. Comprei recentemente um Maverick GT 1974/1974 para restaurar e estou com uma dúvida que não encontrei solução. Se alguém puder me ajudar ficarei muitíssimo agradecido. Eis a dúvida: A tabela de cores até onde eu sei termina na letra "X", no entanto o carro tem código de cor "Z" o que pelas minhas pesquisas só consta a partir de 1975 para carros LARANJA. Detalhe: A cor de tinta mais preservada é Laranja e não tenho dúvidas sobre a originalidade da plaqueta do carro. Atenciosamente. Email: supercity19@gmail.com
ResponderExcluirs3h83j1e16 h4q72z0z12 x2w53e0z84 i8o98t8i03 o5z63k9z83 v4u03b7s01
ResponderExcluir