Blog do Ford Maverick

O Blog do Ford Maverick, foi criado com o intuito de trazer ao conhecimento de todos, materiais de época e também fotografias antigas que retratam momentos e notícias publicadas durante os anos em que o carro era produzido.
Com o decorrer do tempo estaremos postando aqui no blog esses materiais pouco conhecidos pelas pessoas e admiradores desse ícone da nossa indústria automobilística.

Quem quiser colaborar, enviando materiais referentes ao Ford Maverick, ou sugerindo assuntos que podem ser mostrados no blog, podem entrar em contato pelo e-mail abaixo.

e-mail: mauricio_silveira_andrade@hotmail.com

Ao deixar o seu comentário por favor informe o seu e-mail para posterior contato.

Contamos com a colaboração de todos .

Atenciosamente: Administradores do Blog do Ford Maverick

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Ford Maverick Grabber - Test drive

Prezados amigos e visitantes do Blog do Ford Maverick!

   Algumas semanas atrás eu estive na cidade de Itupeva/SP, junto com alguns amigos, para fazer a cobertura do VIII Mopar Nationals para o meu outro blog o Showroom Imagens do Passado.
     Aproveitando que eu passaria alguns dias por lá, avisei alguns amigos para que nós tivessemos a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente.  Um destes amigos, era o Paul Gregson, que dividiu comigo a honra e o prazer de fazer a reportagem sobre a Equipe Jota Cardoso Show, que foi mostrada na íntegra aqui no blog. Já que seria a primeira vez que nos encontrariamos, fiz alguns pedidos para o Paul.  O primeiro, ir com a Maverick SW até o evento e o segundo levar a miniatura 1969 do Ford Maverick americano.
     A perua por eu nunca ter visto uma ao vivo e a cores e a miniatura por ver uma réplica tão antiga e perfeita como esta. 
     Infelizmente o Paul não compareceu com a Maverick SW, devido alguns problemas técnicos, porém para compensar foi com o Maverick Grabber, outra grande pérola do seu acervo.
     Segue então algumas fotografias feitas durante o Mopar Nationals.



    Como não é todo dia que nós temos a oportunidade de ver um Maverick americano de perto ao pouco fui percebendo algumas diferenças que eu ainda não conhecia em relação aos modelos brasileiros.
    O primeiro deles, nós podemos ver logo acima na tampa do tanque, que não abertura para a chave como no modelo brasileiro.


O painel do Maverick americano como já se sabe, não possui o porta-luvas e sim um tipo de acessório fechando o conjunto do painel.

Outra curiosidade é a maçaneta de abertura interna das portas, que no modelo americano não fica ao centro, mas sim abaixo perto da perna.

    O bancos deste modelo também são diferentes do modelo brasileiro, nesta foto podemos ver que a posição do cinto de segurança é outra, e que a cobertura plástica lateral traseira também possui outra forma, tornando o banco traseiro próprio para duas pessoas.
    Um outro detalhe interessante, é que a abertura do capô dianteiro, não é feita pelo acionamento dentro do carro e sim por fora.

     Segundo o Paul, estas miniaturas eram oferecidas nas concessionárias Ford norte-americanas para os clientes compradores do carro para presentearem os filhos ou mesmo como uma lembrança.
  
Como ninguém é de ferro, fiz mais um pedido ao meu amigo Paul, dirigir o Maverick Grabber.

Depois do passeio, mais algumas fotos no gramado do Quality Resort Itupeva.



BLOG DO FORD MAVERICK

Por favor deixe o seu comentário!
A sua opinião é muito importante para nós.

Atenciosamente: Administradores do Blog do Ford Maverick.

COLABORE VOCÊ TAMBÉM!
envie suas fotografias antigas e sugestões para:


SEJA VOCÊ TAMBÉM UM DOS NOSSOS SEGUIDORES

Cadastre seu e-mail na coluna lateral e seja comunicado a cada nova postagem do Blog do Ford Maverick.





3 comentários:

  1. Vi esse carro bem de longe no evento, como não entendo nada de MAverick, achei que era um Comet. Mas, cá entre nós, esses parachoques matam a estética original do carro.

    abçs

    ResponderExcluir
  2. Grande Vital!

    Realmente os esses parachoques acabam de um certa forma não ornamentando muito bem com as linhas do Maverick. O Maverick americano só tem estes parachoques devido a uma lei norte-americana em defesa dos pedestres. De 1969 até 1972 o Maverick americano tinha os parachoques como os nossos, já em 1973 a coisa mudou um pouco, entrou um novo parachoque dianteiro e o traseiro continuou o mesmo.
    Porém a partir de 1974 até 1977 os parachoques passaram a ser estes aí mesmo.
    Mas para quem gosta de Maverick isso acaba não sendo uma coisa tão berrante assim.
    Diga para o seu pai fazer algumas visitas a este blog, já que ele trabalhou durante tantos anos na Ford do Brasil, aposto que ele vai gostar.

    Forte abraço!

    Mauricio

    ResponderExcluir
  3. Mazaaaaa !!!!
    Deu banda de Maveco mesmo num encontro de Dodges, hahahahaha !!
    Só tu mesmo...
    Bem legal esse Grabber do Paul, já tinha visto ele na época em que foi comprado, estava sem as faixas e com bastante detalhes a fazer...Ficou lindo !!!
    Ford abraço !!!

    ResponderExcluir