Prezados amigos e visitantes do Blog do Ford Maverick
Na postagem anterior nós contamos um pouco do ínicio da vida do Ford Maverick lá nos Estados Unidos e também de onde surgiu o nome " Maverick " para o até então chamado projeto " Delta ".
Meu grande amigo e também colaborador deste blog , Mário César Buzian, traduziu a história de Samuel Augustos Maverick, para esta postagem.
A história dele não tem nada a ver com os carros, mas a sua história de vida e a maneira com que ele lidava com certas coisas rotulou o sobrenome Maverick para um outro tipo de expressão, como nós tivemos a oportunidade de ver na postagem anterior.
Segue logo abaixo a história de Samuel Augustos Maverick.
Samuel Augustus Maverick nasceu em 1803 na propriedade da familia Maverick em Pendleton, South Carolina.
Seu pai, também Samuel, tinha sido um bem sucedido empresário e proprietário de terras na região. Samuel, o seu querido filho mais velho, construiu uma relação afetiva que duraria o resto de sua vida, e ficou satisfeito ao ver que seu filho tinha herdado sua inteligência e talento empresarial.
Quando jovem, se tornou aparente que Samuel Augusto não seria ofuscado pelo sucesso do pai. Ele freqüentou a Universidade de Yale, e após sua graduação em 1825, foi dada a administração de uma herança considerável da família Maverick.
Para ter certeza, esta posição deu-lhe uma valiosa experiência em negócios e assuntos em geral, mas viu Maverick oportunidade ainda maior no resto do país.
Em 1828, ansioso para criar o seu império em sua própria terra, ele deixou aos cuidados de seu pai a prosseguir uma educação jurídica no Estado da Virgínia.
Ele foi admitido em Virginia apenas um ano mais tarde, e logo em seguida tornou-se interessado na política. Maverick correu para a legislatura de Carolina do Sul em 1830 e, embora ele iria perder esta corrida, ele, no entanto, veio a entender a conexão vital entre a ação política e o desenvolvimento da terra que foi de especial importância para a economia baseada em agricultura do sul.
Ele trocou a Carolina do Sul para o Texas, uma sociedade de fronteira em desenvolvimento, onde a terra era rica e abundante - o cenário ideal para uma pessoa com o conhecimento de Maverick.
Chegando em San Antonio, em 1835, Maverick encontrou-se em meio a uma situação de turbulência.
Por ser estratégica e economicamente importantes, o governo mexicano foi especialmente cauteloso no que iria cair nas mãos das ondas de entrada dos colonos americanos.
Assim, Maverick foi colocado sob prisão domiciliária, e foi proibido de deixar a cidade sob ordens do general mexicano Martín Perfecto de Cos.
Esta ação caracteriza o que os Texanos reconheceram como uma violação de flagrantes da carta que o México tinha concedido a Moisés Austin em 1820, um ato de provisionamento para a resolução dos americanos no Texas. Stephen F. Austin, zelador desta promessa, correram a San Antonio ao ouvir que os militares mexicanos se envolveram em um cerco da cidade.
Maverick, em seu cativeiro, tinha vindo a conhecer bem a topografia geográfica de San Antonio e a localização das divisões do México.
Este conhecimento foi inestimável para Austin, e ajudou muito o grupo de voluntários do Texas que estavam em desvantagem na reivindicação de volta a cidade.
Maverick foi pessoalmente escolhido para liderar uma divisão de texanos que os imóveis ocupados, uma tarefa que teria sido comprovadamente suicida se ele não tivesse sabido que as estruturas contidas eram muito hostis.
Quando San Antonio foi recuperado, quatro dias depois, Maverick esteve presente para assinatura de Cos dos termos de capitulação na "Casa Cos", um prédio antigo que agora faz parte do famoso San Antonio de La Villita, uma atração turística.
O apoio de Maverick para com o Estado do Texas não tinha sido em vão, e ele foi eleito um dos dois representantes de San Antonio a comparecer a uma convenção de independência do Texas em Washington-on-the Brazos.
Esta reunião, prevista para março de 1836, ocorreu simultaneamente com a Batalha do Álamo.
Maverick confessou mais tarde em seu diário que seu comparecimento à convenção salvou sua vida: devido à sua própria personalidade ardente e fervor político, ele poderia facilmente ter sido o defensor número 190 de Alamo, na verdade, ele era um amigo íntimo de Jim Bowie.
Em qualquer caso, o negócio da família Maverick pediu necessária atenção, exigindo a sua partida para o Alabama, no Texas e após o ocorrido as hostilidades diminuíram.
Em rota para este destino, Samuel Augusto veio ao auxílio de uma jovem mulher que tinha deixado cair um lenço de cima de seu cavalo.
Pegando e retornando este artigo mostrou-se muito significativo para o Maverick, e a dona do lenço era Mary Anne Adams, sua futura esposa.
A partir deste momento os dois ficaram muito próximos um do outro, e se casaram poucos meses depois, em agosto de 1836.
Após mais dois anos de gestão de negócios e viagens, o casal voltou para San Antonio com seu primeiro de dez filhos, Samuel Maverick Jr. Samuel Augusto rapidamente compensou sua ausência com a aquisição de uma licença de lei do Texas e acabou ganhando mandatos como prefeito e tesoureiro da cidade, até 1842.
No mesmo ano, no entanto, o México uma campanha militar na região de San Antonio no Texas, na esperança de re-anexação. forças mexicana, desta vez liderado pelo general Adrián Woll, cercando e invadindo a cidade em 11 de setembro, 1842.
Embora os mexicanos foram repelidos para trás, no entanto, eles conseguiram tomar cinquenta e três homens como prisioneiros - Maverick sendo uma dessas pessoas infelizes.
Curiosamente, Maverick escreve em uma carta ao Secretário de Estado mexicano, José Bocanegra que muitos destes homens confundiram as tropas mexicanas por assaltantes e dispararam contra os invasores.
General Woll admitiu que isso foi um erro legítimo, devido ao fato de que a invasão aconteceu pouco antes do amanhecer sob uma densa nuvem de neblina, e que eram conhecidos os criminosos organizados a frequentar a área.
Em qualquer caso, vários mexicanos foram mortos na batalha, exigindo a rendição das milícias dentro do pomar próprio do Rancho Maverick.
Esta parte da propriedade, conhecida como "Maverick's Corner», incluíam as terras que agora estão na intersecção de Soledad com as ruas de comércio no centro de San Antonio.
Enquanto preso, Maverick permaneceu por um ano. Maverick mesmo foi colocado em um calabouço depois de se recusar a trabalhar, e lá permaneceu por algumas semanas antes de seus captores o soltarem e ele começou a supervisionar os outros prisioneiros.
Em 30 de março de 1843, mesmo dia em que sua filha Augusta nasceu, ele foi libertado da Perote. General Waddy Thompson, amigo pessoal do ministro dos E.U.A. depois de ter visitado pessoalmente a prisão de Santa Anna garantiu a Samuel Augusto a libertação.
Após a sua libertação, Maverick descobriu que ele foi eleito senador para o Sétimo Congresso da República do Texas, enquanto ele estava preso.
Embora tenha assinado a Declaração de Texas dos anos anteriores de Independência, ele foi um forte defensor da anexação do Texas, nos Estados Unidos.
Ele tinha pessoalmente investido uma quantia exorbitante de tempo e dinheiro em terra no Texas, e aconselhou outros a fazerem o mesmo, reconhecendo que a anexação proporcionaria proprietários texanos novas oportunidades.
Foi com grande prazer que serviu na legislatura do Estado do Texas que fez o vigésimo oitavo estado em 1845.
Nos anos seguintes à sua libertação da Perote, Maverick se viu imerso em aquisições de terras que o levou para longe de casa por longos períodos.
Durante o resto de sua vida, ele acumulou milhares de hectares de glebas de terra que se estendiam desde Matagorda County na costa do Texas ao alcance de West Texas.
Uma estimativa da área plantada em seu nome por ocasião da sua morte, ultrapassa trezentos mil hectares. Ele generosamente doou muitos desses títulos para o estado, incluindo o seu próprio pedaço premiado "Maverick's Corner" para a cidade de San Antonio.
Foi em sua homenagem que foi nomeado Maverick County, um reconhecimento oficial de um dos maiores latifundiários da história do Texas.
Embora o termo"Maverick" fosse originalmente um termo dado aos bezerros sem marca que percorriam seu enorme rancho, muitos de seus amigos pessoais o conheciam como também um homem de livre-pensamento, não convencional, e cada vez mais patriota.
Consequentemente, ele passava o tempo no escritório político de desenvolvimento do jovem Estado, trabalhando para melhorar a infra-estrutura, ferrovias, os direitos à terra e de proteção e representação política.
De 1851-1863 ele serviu por dois mandatos, tanto na Câmara e no Senado do Texas empurrando essas convicções políticas, que são aspectos essenciais para seu próprio sucesso como empresário do Texas.
Ele retornou da Assembleia Legislativa do Texas para servir sua própria terra natal, San Antonio, servindo um segundo mandato como prefeito e, adicionalmente, um termo de Bexar County como Chefe de Justiça, durante a Guerra Civil.
Embora Maverick tenha trabalhado duro para garantir a anexação, como foi contra a separação, ele finalmente admitiu o apoio à causa da pressão da Confederação no meio político.
O rescaldo da guerra significaria sinais de depressão para o Sul e San Antonio, uma dificuldade que Maverick acabou dirigindo pessoalmente por meio de mais doações para a cidade e da mediação de políticas radicais para a reconstrução.
No entanto, seu ativismo político obstinado tomou um pedágio em sua saúde, uma vez que tinha durante as campanhas anteriores em sua vida, mas desta vez ele não iria se recuperar.
Samuel Augusto morreu em 2 de setembro de 1870, o pai do legado da família Maverick que iria continuar a servir o seu estado e amada cidade de San Antonio.
Poucos dias depois, Maria descobre em seus pertences um lenço antigo, o artigo muito responsável por seu encontro, entre um conjunto de suas posses mais valiosas.
Ford Maverick 1970
Samuel Augustos Maverick
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Só relembrando que pouca gente sabe é que a primeira pessoa a usar o nome Maverick em um veiculo foi a MAVERICK MOTORS entre 1953 e 1955 na cidade de Moutain View - CA e a FORD foi obrigado a pagar U$ 5,00 por cada maverick vendido em toda produção...Foram fabricados apenas 07 mavericks na MAVERICK MOTORS
ResponderExcluirUm FORD abraço,
Landau