Blog do Ford Maverick

O Blog do Ford Maverick, foi criado com o intuito de trazer ao conhecimento de todos, materiais de época e também fotografias antigas que retratam momentos e notícias publicadas durante os anos em que o carro era produzido.
Com o decorrer do tempo estaremos postando aqui no blog esses materiais pouco conhecidos pelas pessoas e admiradores desse ícone da nossa indústria automobilística.

Quem quiser colaborar, enviando materiais referentes ao Ford Maverick, ou sugerindo assuntos que podem ser mostrados no blog, podem entrar em contato pelo e-mail abaixo.

e-mail: mauricio_silveira_andrade@hotmail.com

Ao deixar o seu comentário por favor informe o seu e-mail para posterior contato.

Contamos com a colaboração de todos .

Atenciosamente: Administradores do Blog do Ford Maverick

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

FORD MAVERICK TÁXI

Prezados amigos e visitantes do Blog do Ford Maverick!

    Como eu já comentei aqui no blog em uma certa postagem, alguns anos atrás eu me interessei por estudar a história do Ford Maverick aqui no Brasil e também entender as características especificas de cada modelo.
    O fato é meus amigos,  que apesar de eu ter lido muitos artigos sobre o Ford Maverick e através destes artigos ter aprendido bastante coisa, às vezes algo  novo aparece.
    Depois de ler no livro do meu amigo Paul William Gregson, fiquei sabendo sobre a disposição do Ford Maverick Táxi.
    E fiquei super curioso para saber como seria este modelo.
    Pesquisa daqui, pesquisa dali, pesquisas pela internet e não consegui encontrar nada sobre o determinado modelo.
    Baseado em textos de época publicados em dois exemplares da revista Auto Esporte, as quais eu nunca tive a oportunidade de ler, vou falar hoje sobre o Ford Maverick na disposição Táxi.



    Em meados da década de setenta a frota de Táxi das grandes cidades tais como São Paulo, Rio de Janeiro e demais capitais  estavam bastante precárias.
    Apesar de existirem veículos relativamente novos rodando pelas ruas, ainda assim circulavam também alguns veículos da metade da década de sessenta em condições nada agradáveis de conservação e de limpeza.
    Na cidade de São Paulo por exemplo existiam três diferentes tipos de táxis disponíveis, sendo eles o táxi comum, o táxi especial e o táxi de luxo.
    Onde cada um deles usava um determinado tipo de carro e valores diferentes de acordo com a categoria na qual se enquadravam.
    Um pouco antes da criação do táxi especial, a cidade de São Paulo tinha duas categorias sendo elas a comum e a de luxo.
    Como  existia uma disparidade de preços entre essas duas categorias, seja pelo valor ou pelo estado dos veículos, a Prefeitura de São Paulo criou a categoria táxi especial, que seria uma categoria intermediária.
    Em 11 de Março de 1975, entrava em vígor esta nova categoria de táxi com cerca de 60 veículos, um mês depois estavam rodando cerca de 122 veículos que completaram a frota de 250 veículos dos táxis especiais.
    Para o futuro estava previsto uma frota de 3.000 veículos nesta categoria, o que representava, menos de dez por cento da frota paulistana de táxis, que tinha na época  33.473 táxis comuns.
    O táxi especial era identificado pela sua decoração e pintura.
    O carro era pintado de branco e vermelho, na porta dianteira era aplicada um faixa estilizada, preta , dividida em gomos com a palavra TÁXI escrita.
    Nos pára-lamas dianteiros escritos em preto estava o número de identificação do veículo.
    Para  que o veículo pudesse ser um táxi especial, era necessário que ele fosse do ano (1975)  ou 1974, desde que estivesse em perfeitas condições de uso.
    Era obrigatório ter rádio e tacógrafo para controle de velocidade e também ar-condicionado.
    O veículos da então chamada categoria Táxi  Especial eram, o Chevrolet Opala, Ford Maverick e o Volkswagen Passat.
    Para os táxis de luxo o veículos eram o Dodge Dart e o Ford Galaxie e nesta categoria desde que os carros estivessem em perfeita ordem poderiam ser do ano de 1970 em diante.
    Depois de  descrever as categorias de táxi existentes em São Paulo na década de setenta, vamos falar agora do Ford Maverick Táxi.
    Segundo informações publicadas na revista Auto Esporte de Maio de 1975, na coluna " Ao Volante " , dois meses antes do lançamento oficial do Ford Maverick 4 cilindros, algumas das primeiras unidades foram vendidas para os " motoristas de praça ", para serem usados no serviço de táxi especial.


    Esta é uma das fotografias mais raras e exclusivas da linha Ford Maverick brasileira, um " release " do Ford Maverick Táxi.
    Como nós podemos ver trata-se de um Ford Maverick Super Sedãn, decorado pela Ford do Brasil, com a pintura dos táxis especiais da cidade de São Paulo e ainda mais espartano por ter os pára-choques e espelho retrovisor pintados ao invés de cromados.


    Nas fotos publicadas na revista Auto Esporte de Maio e Junho de 1975, nós podemos ver que a decoração proposta pela Ford do Brasil, não foi seguida à risca, pois o veículo testado tinha os pára-choques cromados, porém o retrovisor era pintado.


    Então a disposição Ford Maverick Táxi, nada mais era do que o modelo de entrada da linha, na versão sedãn, equipado com o novíssimo motor 2.3 L OHC.
    Perante esta postagem meus amigos é necessário comentar, que apesar de a Ford do Brasil, ter colocado oficialmente esta  disposição no ano de 1975, nada impede de nos anos anteriores (1973 e 1974) terem existido também outros Ford Maverick usados como táxi, podendo ser tanto com o motor de seis cilindros, como o V8 que era opcional nos modelos Super e Super Luxo, tanto no cupê como no sedãn.



    Em uma das primeiras postagens do Blog do Ford Maverick eu mostrei dois prospéctos norte-americanos, onde aparecem a disposição do Ford Maverick 1977, com o pacote " Táxi Cab " ou " Police Package " .


    Nesta outra fotografia, feita muito provavelmente no final da década de setenta ou inicio da década de 80 podemos ver um dos Ford Maverick Táxi brasileiros em plena atividade pelas ruas de São Paulo.
    Esta fotografia foi encontrada no acervo digital da revista VEJA, durante algumas buscas.

 
BLOG DO FORD MAVERICK

Fonte das Imagens: Revista Auto Esporte Maio e Junho de 1975 e acervo pessoal de Vítor Castro.


Por favor deixe o seu comentário!
A sua opnião é muito importante para nós.

Atenciosamente: Administradores do Blog do Ford Maverick.

COLABORE VOCÊ TAMBÉM!
envie suas fotos antigas e sugestões para:



Seja você também um dos nossos seguidores.

   


    
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário